segunda-feira, 22 de abril de 2013

Vereadora Iara fala sobre questões da SAÚDE e AGRICULTURA na tribuna!!!!!

VEREADORA IARA DESTACA SAÚDE E AGRICULTURA
 
 
 
Nesta Segunda- Feira, foi realizada a Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores. Foram discutidos e pautados importantes projetos para a comunidade santiaguense. A vereadora Iara, destacou em sua fala as áreas de Saúde e Agricultura.
 
Embora o tempo na tribuna seja, de certa forma reduzido, abaixo disponibilizamos a fala da vereadora para conhecimento da comunidade.
 
 
 
          ''Senhor Presidente, Senhores Vereadores, pessoas do plenário, participei nos dias 17 e 18, em porto Alegre do seminário do Partido dos Trabalhadores com os temas Saúde e Agricultura.
SAÚDE:
 Lá estavam presentes Sandra Fagundes Diretora do Departamento de Saúde dos municípios; Marcos Lobato- Diretor de Assistência Hospitalar e Ambulatorial da secretaria da Saúde e representantes do Ministério da Saúde do governo Federal.
AGRICULTURA - em relação à agricultura participaram o Secretário da Agricultura Luiz Fernando Mainardi, Marcos Reguelim do ministério do Desenvolvimento Agrário, Francisco Signor do Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento, entre outros.
 Afirmo à sociedade em geral que estou buscando conhecimentos e informações sobre estes temas e, especialmente buscando saber como  funcionam as estruturas em âmbito Federal, Estadual e Municipal para manter a sociedade informada e conhecedora dos programas e políticas públicas que tem direito.  
Posso dizer a todos e todas que nunca o Estado na área da SAÚDE investiu tanto dinheiro. São 12% da arrecadação, o que constitui um investimento histórico para o RS, pois um percentual exigido por lei que nunca tinha sido aplicado. No entanto, a pergunta é esta: grande quantidade de dinheiro vai melhorar a saúde da população? Como foi dito e repetido pelos palestrantes do Seminário, é preciso que todas as promoções, os programas  em saúde cheguem na ponta e para isso precisamos mudar os recursos para não somente pagar mais pelo que já está sendo feito. vai  ter mais dinheiro sim, mas depende muito da administração municipal para ir além, para avançar nos cuidados e atendimentos e estes tem que ser exigidos e fiscalizados. Devemos lutar por um hospital 100% SUS. As informações e recursos para a construção de uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento estão disponíveis, aguardando apenas o envio dos projetos.
O governo Tarso assume a estratégia de saúde da família que é a principal porta de entrada para a qualificação do cuidado e a melhoria do acesso da população gaúcha à saúde. Mas não basta o governo do Estado promover a saúde básica da família se o município não fizer a sua parte ou se fizer mal.
É preciso, pois, investir na expansão do Programa de Saúde da Família. Ampliar o vínculo com o usuário, prevenir, focando as ações na coletividade.
A informação é o principal meio para a população saber dos programas e ações desenvolvidas em benefício da comunidade e qualificação da saúde. É inadmissível que com tantos investimentos na área da saúde, ainda aja incompetências operacionais, como mal atendimento e desinformação por parte dos gestores e funcionários  destas áreas.
Em nosso município, senhores e senhoras, há casos de pessoas que há anos aguardavam nas filas, para atendimentos mais específicos, meramente por descaso ou ‘’desinformação’’. Neste sentido, vamos trabalhar para que estas informações possam chegar até o cidadão e orientamos a comunidade para exigir esclarecimentos, queiram saber os critérios de consultas, qual o seu lugar na realização de exames e só sair da unidade de atendimento quando estiver plenamente informado.
O Governo, aposta em informações, integrando redes e programas, onde as ações são conjuntas, tornando o sistema único. Se uma das ações sejam elas no âmbito federal, estadual ou municipal não se adequar ou integrar, há uma quebra no sistema, ou seja, não se pode dar continuidade ao processo. Os contratos entre  Governo, Estado  e  Município tem que ser cumprido e a parte que não cumprir terá que responder e uma parte não cumprindo, será cortada a verba para o programa) Hoje já existe a figura jurídica chamada NEGLIGÊNCIA POLÍTICA, isto é a responsabilização do ente político que não aplicou o recurso adequadamente e/ou não cumpriu com o compromisso político para o qual foi eleito. O vereador que não agir em nome da coletividade, poderá responder juridicamente por negligência política.
AGRICULTURA:
O Secretário de Agricultura do Estado, Luiz Fernando Mainardi informou que a agropecuária vai crescer muito nos próximos anos, devido aos investimentos realizados na área pelo governo. Houve em governos passados um descaso para com a população rural o que se comprova por exemplo com o fato de 90% dos jovens residentes no meio rural, não frequentam uma Universidade.
 É preciso dizer que se a agricultura, o campo vai mal, as cidades da nossa região que têm base agropecuária, não se desenvolvem e vão mal também!!!!!!!
A própria Sec. Estadual vem organizando os setores. Há dívidas a serem pagas, que foram deixadas ainda pelos governos passados.
É fundamental haver FORTALECIMENTO DO ASSOCIATIVISMO. Diversificação de culturas, reduzir, senão, abandonar a questão da monocultura ainda muito forte no Estado.
A saída para o desenvolvimento de nossa cidade e região, é o fortalecimento das agroindústrias, nossa vocação. A vinda de grandes indústrias para nossa cidade não é ainda uma saída específica. Uma boa alternativa, seria, por exemplo, uma fábrica de embutidos, promovendo assim, o desenvolvimento de produtos tipicamente regionais.''
Iara Castiel
Cabe ressaltar que na próxima quarta feira, às 9h e 30 min a Câmara de Vereadores terá Sessão Extraordinária para tratar do projeto referente aos PARQUÍMETROS. Atenção comunidade Santiaguense!!!!Fique atenta aos seus direitos!!!!!
Em breve, maiores informações sobre o assunto.
 
Adm. Luana Bravo Diniz
CRA/RS: 040777
Assessoria de Comunicação e Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário