segunda-feira, 29 de abril de 2013

VEREADORA IARA DESTACA A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO POPULAR



PODER EXECUTIVO ADMINISTRA PARA A INICIATIVA PRIVADA E NÃO PARA MELHORIAS DA SOCIEDADE, DESTACA VEREADORA IARA EM SEU PRONUNCIAMENTO
 
 
Como já é de costume, colocamos a disposição da comunidade Santiaguense, o pronunciamento da Vereadora Iara, realizado na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Santiago.
 
Segue abaixo, fala da Vereadora:
 
 
''Senhor Presidente, Senhores vereadores, público presente, ouvintes da rádio 99.
 
É com satisfação que inicio minha fala de hoje, dizendo que na sexta-feira passada tivemos um encontro com a Diretora Geral Do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha, campus de Jaguari e juntos  estamos construindo a vinda de uma unidade do IFET para Santiago, em parceria com o Governo Federal, Estado e Município, na Escola Rubem Lang. Vamos lutar para que o sonho de oferecer aos jovens e cidadãos santiaguense uma educação profissional pública, gratuita e de qualidade, seja uma realidade em nossa comunidade.   O primeiro passo foi dado com a parceria certa entre a Escola Isaías e o IFF, como já garantiu a Diretora do Campus de Jaguari, Tanira.
Estivemos em São Francisco de Assis, participando de um importante Seminário, cujo tema foi, especialmente, o Fortalecimento das Cadeias produtivas locais e Regionais nas Economias de Base Familiar e Cooperativa. Quero dizer aos ouvintes que há no estado 420 mil propriedades rurais, sendo que 380 mil delas são pequenos agricultores rurais familiares que moram e trabalham com a família na propriedade.
Senhores ouvintes, falar em desenvolvimento nesta metade sul que vivemos é um grande desafio. Falar em indústria, embora o desejo de muitos é difícil, para não dizer impossível, pois as grandes indústrias só vão para o eixo São Paulo. Esta região é chamada de quadrante da miséria e não atrai, os grandes.
Assim, pequenos investidores, micro e médios empresários, agricultores e agricultoras santiaguenses! Tenham a certeza de que vocês são a grande alternativa de desenvolvimento da nossa região. O desafio está na organização, incentivo e investimento nas pequenas empresas e propriedades. Na agricultura familiar e nos empreendimentos empresariais locais, estão as alternativas de emprego e renda, a qualidade de vida, a produção e soberania alimentar no município e região. E, para a realização desta missão, essas cadeias produtivas contam com o Governo do Estado, que através das Secretarias têm desenvolvido programas de apoio à agricultura e agroindústria familiar, programa RS pesca, RS Mais água, mais renda, apoio à cadeia produtiva do leite, apoio à ovinocultura, fruticultura, micro e pequenas empresas, micro crédito e muitos outros.  
Mas não conta com a administração do município que, ainda não foi sensível a esta realidade e não incentiva e nem apoia os pequenos empreendedores. A maior prova está na destinação medíocre de investimentos comprovado na lei orçamentária de 2012, páginas 67 à 72. É preciso pontuar que a administração pública, apoiada por sua tropa de choque do legislativo, preocupa-se muito em administrar para a iniciativa privada e não pelo desenvolvimento e melhoria de vida do cidadão santiaguense. O exemplo está na Lei do rotativo, aprovada recentemente, apesar da luta dos vereadores que votaram contra. Foi aprovada, cidadãos santiaguense, por maioria, nesta casa, o aumento do estacionamento rotativo, e aumento das vagas, Tudo, isso, com o aval dos vereadores da situação, somente para beneficiar o lucro da firma contratada que ameaçava retirar as máquinas, conforme o próprio prefeito afirmou, hoje pela manhã no programa da rádio Santiago.
Aliás, beneficiar a iniciativa privada é costume deste projeto político que há vinte anos plantou a bandeira da colonização e pensamento único em nosso Município. Isto se comprova, quando foi doada a extensão de 6ha para a firma Karbain, sem que o contrato contivesse qualquer cláusula de proteção do patrimônio público e sem que a administração pública fizesse o menor esforço para reverter o fato de  ter sido todo este patrimônio leiloado e adquirido pela iniciativa privada. Trata-se, senhores ouvintes de patrimônio dos cidadãos santiaguenses entregue de mão beijada à especulação financeira.
Quero pedir à sociedade santiaguense que participe das discussões desta casa para que juntos pensemos a nossa cidade, o nosso município, pois para que a democracia continue a existir, é preciso haver paixão pelo interesse público, como dizia o grande pensador Russeau. ''
Iara Castiel
 
A Sessão é transmitida a partir das 20h, pela rádio Nova 99 Fm!
Acompanhe as novidades e notícias através das redes sociais!!!!
TWITTER: @IaraCastielPT
Fique por dentro do que acontece dentro e fora da Câmara!!!!Participe!!!
 
 
Adm. Luana Bravo Diniz
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica
Comunicação e Marketing


Nenhum comentário:

Postar um comentário