quarta-feira, 13 de março de 2013

VISITA À SECRETARIA DE SAÚDE E REUNIÃO DA DIRETORIA DA ACAMVALE

REUNIÃO COM SECRETÁRIA DE SAÚDE
 
Desde que iniciamos nosso trabalho aqui na Câmara de Vereadores, atendemos todos os dias, pessoas dos mais diferentes bairros da cidade. Um dos assuntos abordados pela comunidade é a questão da SAÚDE. A fim de obter esclarecimentos sobre os serviços disponibilizados na área  em Santiago, marcamos uma visita com a Secretária de Saúde do município, Mara Machado.
Uma das maiores reclamações trazidas pela comunidade, são os horários de atendimentos nos postos de saúde ou ESF's, bem como a distribuição de fichas para atendimento. Segundo informações da secretária, o Centro Materno é especializado em tratar questões de SAÚDE DA MULHER, CRIANÇAS E HOMENS. Dispõe de atendimento para 12 pacientes por dia e fichas para 80 exames/mês.
Os ESF's atendem os pacientes de cada bairro e encaminham, se necessário, para outros tipos de atendimento que não podem ser realizados no local. Cada ESF (Estratégia de Saúde da Família) possui médicos, enfermeiras e dentistas disponívies para atendimento da comunidade, exceto os Bairros ALTO DA BOA VISTA e CARLOS HUMBERTO que não possuem atendimento odontológico. O posto de saúde junto ao INSS é responsável em atender pacientes dos bairros CENTRO  e JOÃO EVANGELISTA que segundo dados da secretária, não possuem ESF's.
O CENTRO SOCIAL URBANO é responsável em atender demandas relacionadas a atendimentos ODONTOLÓGICOS ESPECIALIZADOS dos bairros. Para atendimentos de urgência e emergência realizados pelo PRONTO SOCORRO do Hospital, são repassados em média 50 mil reais por mês para gerenciamento e atendimentos.
Neste sentido, procuramos obter informações para repassar  a comunidade que vem até o gabinete à procura de esclarecimentos. Fomos muito bem recebidos pela secretária e continuaremos nosso trabalho para manter a população informada de seus direitos e deveres enquanto cidadãos Santiaguenses.
 
ACAMVALE ELEGE NOVA DIRETORIA
 
Após reunião, nos deslocamos até Jaguari, para participar do encontro da ACAMVALE -Associação das Câmaras de Vereadores do Vale do Jaguari. A reunião obteve participação efetiva dos vereadores da região e entre os assuntos tratados e discutidos, estavam a escolha da nova diretoria e também ações e atividades desenvolvidas pela associação este ano.
A diretoria ficou assim constituida:
Presidente: Elisângela Piccoli Dri
Vice-presidente: Miguel Bianchini
Secretário: Décio Loureiro
2º secretário: Ivori Guasso Júnior
Tesoureiro: Gilberto Rosa
2º tesoureiro: Jeremias Oliveira
Orador: Renê Mendonça
Conselho fiscal: Diulinda Ferreira Pires, Ibanês Garcia dos Santos, Antônio Wallao
Suplentes: David Sete Moreira, Erivaldo Turchiello Rodrigues, Vanuza Hartmann
A diretoria contempla a participação de pelo menos um vereador de cada cidade do Vale do Jaguari. Colocamo-nos a disposição para auxiliar a associação no andamento de suas atividades na região.
Na foto abaixo, Secretária de Saúde de Santiago, Mara Machado e Vereadora Iara Castiel, na foto seguinte, vereadores participantes da reunião na Câmara de Vereadores de Jaguari.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário