segunda-feira, 11 de julho de 2016

Os VELHOS problemas de sempre, cada vez com mais NOVIDADES!

Boa tarde senhores vereadores.

       
Inicialmente saúdo a Professora Andrieli Moletta e os alunos da Escola Cândido Genro, que hoje participam desta sessão aqui no Plenário. A Câmara de Vereadores é a Casa do Povo e é fundamental a participação dos estudantes, que um dia podem estar aqui representando à comunidade como vereadores e vereadoras. Sejam muito bem vindos.

Minha fala no dia de hoje é um desabafo. É do conhecimento de todos os senhores que muitas vezes já foi trazido a esta tribuna denúncias relacionadas à saúde e educação em nossa cidade.

         Inúmeras vezes já foi tratado aqui das filas que se arrastam pelas madrugadas frias. Filas de pessoas que vão buscar atendimento e retornam para suas casas sem conseguir fichas para atendimento, sendo obrigadas a retornar em outra madrugada ou a congestionar o Pronto Atendimento no Hospital de Caridade, como último recurso à procura de atendimento médico.

          Já falei da falta de medicamentos, do mau atendimento na Secretaria de Saúde e do péssimo estado de conservação do ônibus que transporta os pacientes. Também já trouxe aqui as questões seríssimas do CRAS e do Cuca Legal, denúncias estas, ignoradas pelo Prefeito e pela Secretária de Saúde.

         Da mesma forma já reproduzi aqui as reclamações de várias funcionárias e funcionários que relatam assédio moral na Secretaria de Saúde e falta de atenção em outros locais da Administração. A questão da insalubridade do agentes comunitários... As denúncias infelizmente nunca foram poucas, quando relacionadas à saúde em nosso município. No entanto, o que me preocupa é que se passaram anos, já estamos no final desta Legislatura e as reclamações da comunidade são as mesmas. Nada foi feito para solucionar os problemas da população. O Prefeito segue inerte, não toma atitudes, pouco faz...

Não tenho esperança que este governo vá se debruçar sobre estes problemas. Espero que as pessoas tenham consciência de que a política, da forma que é feita em nossa cidade, não pode continuar.

         Da mesma forma, é preciso que esta Casa discuta a questão da Educação em nosso Município. Como é possível que a Cidade Educadora seja o município que menos investe em Educação, em todo o Estado? É um Projeto de educação que valoriza o tão falado empreendedorismo. Ação que enaltece o lucro e o individualismo em detrimento da solidariedade, do humanismo e dos valores culturais dos nossos alunos.

         É preciso que as pessoas se deem conta da ilusão que é a tal Cidade Educadora. É preciso que a sociedade se informe! Discuta e forme posição. Se realmente querem este título fictício para nossa cidade ou se vamos construir uma cidade que pense seus alunos de forma humana, crítica e responsável. Investindo verdadeiramente em Educação para a vida.

         A ciência tem comprovado que desenvolvimento econômico não é sinônimo de desenvolvimento social; se a tecnologia permite aumentar a riqueza, também é certo que eleva a desigualdade. Nós podemos, através da Política, construir uma sociedade comprometida com a igualdade, à coletividade e a solidariedade.


É preciso reinventar as cidades e acabar com a ideia conservadora que entende a qualidade de vida como um privilégio individual de poucos, como é em Santiago. Cabe a nós defender a qualidade de vida para todos, como direito da cidadania enquanto projeto coletivo. 
Estamos iniciando um processo eleitoral importante nesse momento da nossa vida política. Convido a todos e todas a analisar profundamente os projetos que estarão em disputa. É a vida de todos nós que está em jogo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário