terça-feira, 21 de maio de 2013

SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES - DIA 20 DE MAIO


VEREADORA IARA FALA SOBRE A QUESTÃO DA MULTISSERIAÇÃO

Ontem, tivemos mais uma Sessão Extraordinária na Câmara de Vereadores de Santiago. 
Em seu pronunciamento, a vereadora Iara destacou a participação em eventos na cidade e interior. 
Falou ainda, sobre questões importantes, sobre o Distrito Industrial, bem como questões referentes a multisseriação nas escolas do interior. 

Vale a pena conferir e ficar por dentro!!!!

Leia na íntegra, pronunciamento a seguir:

''Senhor presidente, Senhores vereadores, público presente, ouvintes da 99.

Quero, hoje, novamente, Senhores ouvintes, mostrar à sociedade santiaguense que a máquina pública do município, desde muito tempo,  só tem funcionado muito bem para uma minoria. Faço novamente a pergunta: Para quem governam estes administradores?

Estive neste final de semana no Lava Pés. Para quem não conhece, trata-se de uma pequena comunidade de trabalhadores e trabalhadoras que se dedicam ao plantio de produtos de subsistência, soja e também de fumo. Na localidade, circulam muitos veículos automotores. Segundo levantamento feito pelo SICREDI, das pequenas propriedades do interior, Lava Pés é uma das que tem maior potencial de produção e comercialização, gerando alta arrecadação de tributos para os cofres públicos. Pois bem, conforme relato dos moradores, lá as estradas estão  sucateadas.  Tem locais que não se enxerga aonde passar pelo mato e tem um bueiro danificado já há muito tempo.
O que espanta, é que existem outras localidades, no interior, com menos circulação de carros, mas que as estradas estão em constante manutenção. Afinal, qual é o critério utilizado pelo poder público para o reparo das estradas? E desde já peço informações nesse sentido. Que interesses escusos existe de um local em detrimento de outro? Seriam tráficos influências? Por que os moradores do Lava Pés tem que fazer inúmeros pedidos, porque não são contemplados com reparos e manutenção nas estradas que dão acesso às pequenas propriedades?
Os santiaguenses precisam aprender que o poder público, (prefeito, secretários, vereadores) não faz favor, cumpre a obrigação de administrar para o bem de todos.
Estive no Distrito Industrial.  Lá também está configurada a má administração e o descaso com o patrimônio público. Não apenas pelo negócio pouco claro da Prefeitura com a firma Karbai. Há no local espaços abandonados, inclusive um transformador industrial de alta potência totalmente danificado. A verdade é que não há projeto administrativo para o local. Ele sempre serviu para tirar proveito eleitoreiro e o que é pior para encobrir negócios muito duvidosos que devem ser investigados.
Na última sexta-feira, participamos da 3ª Conferência Municipal do Idoso, ocasião em que foi votado o delegado representante da sociedade civil que juntamente com o delegado indicado pela administração, irão participar da Conferência Estadual do idoso. Cabe referir que o Estatuto do idoso, criado em outubro de 2003, durante o governo do Presidente Lula, foi, sem dúvida, o marco nacional da proteção e respeito aos idosos e idosas do país. O número de pessoas velhas está aumentando e vai se igualar ao número de crianças e adolescentes. Isto mostra o desafio que o poder público santiaguense, as instituições, conselho dos idosos têm, atualmente e nos próximos anos. E a todos nós caberá o dever de fiscalizar a efetiva implantação dos direitos e o trabalho do Conselho do idoso.
Quero, ainda salientar que por iniciativa de vereadores foi convidada  à  35ª Coordenadoria de Educação para ser questionada sobre a multisseriação nas escolas do interior.  É da maior importância que a sociedade tome conhecimento, questione e debata todas as decisões administrativas do governo estadual. No entanto, chamo atenção de que no Município de Santiago, atualmente tem apenas 2 escolas municipais no interior: no Rosário, escola Tito Beccon, multisseriada e a escola da Betânia. As escolas municipais da picada do Funcho, do Lava Pés, do Rincão dos Ruivos foram fechadas. E as escolas estaduais de Ernesto Alves e Monte Alegre foram fechadas no governo Rigoto e Yeda. E, agora, os vereadores da patrulha do prefeito, querem atribuir os problemas da educação, únicamente ao governo Tarso Genro. É no mínimo uma irresponsabilidade com a verdade. 
Tenho dito que há muito a fazer nos governos do PT, NO ENTANTO NOSSO PROJETO É CLARO E NELE OS MAIORES CONTEMPLADOS SÃO OS MENOS FAVORECIDOS É PARA ESSES QUE O OLHAR DA ADMINISTRAÇÃO DEVE ESTAR VOLTADO.'' 
Iara Castiel 

Acompanhe as informações no blog, faça parte da rede de nossas redes sociais!!!!!!
Siga no twitter: @IaraCastielPT 
Fanpage: Vereadora Iara Castiel

A participação da comunidade é de extrema importância par que possamos juntos construir as mudanças que queremos em nossa cidade!!!!

Adm. Luana Bravo Diniz 
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica
Estratégia, Comunicação e Marketing
Email: luanabravo.diniz@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário