quarta-feira, 6 de agosto de 2014

COMO ASSIM SECRETARIO TIAGO? MANDAR UMA VEREADORA SE RETIRAR DE UMA REUNIÃO PÚBLICA?






A Administração Municipal está promovendo encontros entre a comunidade, Secretários e funcionários da Prefeitura os quais dizem prestar contas das ações realizadas por suas secretarias e “ouvem” a comunidade sobre seus problemas e anseios. Tais encontros são chamados de Planejamento Estratégico nos Bairros. 

A Vereadora Iara Castiel tem participado de todas as reuniões e, ainda que se esforce para acreditar que está ocorrendo prestação de contas, que a comunidade está sendo ouvida e de fato está sendo feito um Planejamento Estratégico nos Bairros, o que se percebe é totalmente o contrário: As prestações de contas não são claras, os Secretários ou funcionários falam, falam e as pessoas sequer entendem e, quando alguém da comunidade tenta participar, fazendo seus questionamentos, resta pouco tempo. 

O que tem ficado claro para a Vereadora, é que a população está cheia de queixas, reclamações e desconfiança na eficácia dos encontros. As pessoas alegam que demandas já solicitadas em anos anteriores não foram resolvidas e que existem pedidos feitos há mais de 2 anos que continuam sendo aguardados.

Para a surpresa dos representantes da prefeitura, na reunião do dia 04.08, na Escola Heron Ribeiro, os moradores dos bairros Monsenhor e Ana Bonato,  “quebraram” o protocolo feito pela administração pública e direcionaram a reunião, cobrando da administração as soluções para antigas demandas. Inclusive, houve a negativa dos presentes de se reunirem em grupos para votar nas prioridades já pré estabelecidas pelos gestores.

Com total razão estão os moradores da Ana Bonato e Monsenhor Assis. O processo de participação popular não pode ser algo pronto, não deve vir de cima para baixo. A participação se dá, no momento em que a comunidade se sente amparada, ouvida, e têm atendidas suas reivindicações e anseios.

Por sua forma de pensar, pelo apoio àqueles que sem medo estavam exercendo sua cidadania, e, pelos questionamentos como representante do povo que estava fazendo à equipe da Prefeitura, contrariando os interesses e a forma engessada da gestão municipal, a Vereadora Iara foi convidada pelo Secretário Tiago Gorski a se retirar da reunião. Pior do que se revelar um prepotente, antidemocrático, foram os argumentos, todos lamentáveis, trazidos pelo Secretário Tiago quando se sentiu pressionado.

Querer ser, não é ter capacidade e competência de ser. Da mesma forma que se denominar democrático, não torna ninguém democrático! Não há o que liberte uma mente comprometida com o ranço do autoritarismo.

Adriana Castiel


Lei Orgânica Municipal

''Art. 38 – É garantido aos vereadores a inviolabilidade por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do Município.

Art. 40 - [...]

Parágrafo Único - Os Vereadores têm livre acesso aos órgãos da Administração direta e indireta do Município, mesmo sem prévio aviso, sendo-lhes devidas todas as informações necessárias.''
 


segunda-feira, 4 de agosto de 2014

MANDATO CIDADÃO ATUANTE


Leia abaixo o pronunciamento da Vereadora Iara Castiel da Sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira.


‘’Boa tarde senhores vereadores, mesa diretora e comunidade presente no Plenário desta Casa.

Sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira

DO BRASIL PARA O MUNDO: BOLSA FAMÍLIA É EXEMPLO DE POLÍTICA PÚBLICA

Quero aproveitar a oportunidade para dividir com todos mais uma boa notícia, que alegra e orgulha muito nosso país. Mesmo que a mídia não tenha dado ênfase, o Relatório para o Desenvolvimento Humano, da Organização das Nações Unidas - ONU, divulgado na semana passada, apresenta o programa Bolsa Família, criado no governo Lula, como exemplo de política pública em que todos ganham.


Para a ONU, desde 2008, as iniciativas suavizaram os efeitos negativos da crise internacional sobre o poder de compra dos mais pobres e trouxeram benefícios de longo prazo, uma vez que as famílias, para receberem o benefício, precisam manter os filhos vacinados e frequentando a escola.


Segundo o estudo, o Bolsa Família reduziu a desigualdade nos anos de 2008 e 2009, ao custo de apenas 0,3% do PIB (Produto Interno Bruto). Se levarmos em conta os dados atuais o Brasil já ocuparia 67º lugar entre 187 países, sendo parabenizado pelo Secretário Geral da ONU.


O Relatório da ONU também elogiou o programa petista conhecido como Orçamento Participativo, implantado inicialmente na Prefeitura de Porto Alegre. 


DE OLHO NOS BAIRROS E ACOMPANHANDO AS REUNIÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO


Neste sentido quero dizer que acompanhei todas as reuniões nos bairros de nossa cidade promovidas pela Administração Municipal, para elaborar o '' Planejamento Estratégico nos Bairros - 2014''. 


As reuniões com um número pequeno de cidadãos, contam com a presença de alguns secretários, que comentam sobre alguns projetos, tentam demonstrar ações implantadas na comunidade santiaguense e, depois, no final, “rapidinho” como diz o secretário Tiago Gorski, escolhem prioridades já pré-definidas sem a devida análise e discussão.  Uma pena que as reuniões promovidas pelo Município se realizem desta forma.


Os secretários apresentam os projetos e ações, mas não esclarecem direito à população que sai mais confusa do que chegou. Não explicam como os cidadãos podem fazer para participar dos projetos da área de educação e cultura, onde funciona, quem poderia se inscrever. Falam em PRONATEC, no entanto sequer sabem informar sobre o funcionamento, vagas, inscrições, nem mesmo quais são os cursos oferecidos.



A ‘’PRESTAÇÃO DE CONTAS’’ SOBRE A UPA


Na saúde a explanação é ainda pior. Quando se refere a UPA, promessa de Ruivo na sua campanha, a secretária diz que esta encaminhada, mas não sabe, ou não pode dar mais informações. Passa uma ideia enganosa de que em pouquíssimo tempo a UPA estaria funcionando, fato que sabemos não ser verdadeiro, sequer as instalações foram construídas.


Sobre uma possível UTI neonatal, referem que o Estado não quis que viesse para Santiago. Quando na verdade Santiago não recebeu a UTI Neo, que vai para Santa Maria, porque os custos de instalação, estrutura e de pessoal nosso Município não tem condições de arcar. Sem falar que não há na nossa região demanda que justifique manter aqui tal investimento. Outro fato que chama a atenção é quando a Secretária fala leitos intermediários, mas não dá uma mínima explicação do que significam leitos intermediários, tão pouco diz que o hospital de Santiago não teve interesse em implementá-los. As pessoas ficam olhando, ouvindo e tentando adivinhar...


SOBRE O ‘’SIM’’ E AS 300 CASAS POPULARES POUCO DE SABE 


Em relação à Secretaria da Agricultura, não há explicação de como funciona o SIM (Sistema de Inspeção Municipal) e como ele pode beneficiar o pequeno produtor e revolucionar a vida de quem sobrevive da venda do produto de sua propriedade. 


O Desenvolvimento Social, não explica como será o credenciamento e seleção das famílias que serão beneficiadas com as 300 Casas populares do Minha Casa Minha Vida, cujos valores são inteiramente do Governo Dilma, sem nenhum investimento da Prefeitura. E assim por diante, fazendo com que as reuniões mais desinformem do que informem as pessoas mais interessadas. 


É uma pena constatar isso frente ao projeto de Participação Popular e Cidadã do Governo Tarso Genro, onde a população se mobiliza, escolhe suas prioridades e elas são implementadas pelo governo tornando-se realidade e modificando a vida dos gaúchos e gaúchas. 


O VERDADEIRO PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO POPULAR E CIDADÃ
 

A Participação Popular e cidadã do Governo Tarso se dá através de todo um sistema, integrando várias experiências, provando que a democracia não é coisa de um dia é um processo que se constrói todos os dias em conjunto com a sociedade.



A Participação, senhores, funciona, e muito, desde que sejam criados espaços para realmente, ouvir as pessoas. Ninguém melhor do que um residente do bairro para saber quais ruas alagam quando chove, as necessidades de horários e paradas de ônibus, como está o atendimento da saúde, da coleta de lixo... O que a comunidade necessita é ter oportunidade de expressar suas prioridades. É necessário fazer amplo esclarecimento. Não basta dizer: “deu no rádio”. É preciso uma maciça campanha de informação e engajamento da sociedade em projetos viáveis de conscientização.     


Vereadora Iara fazendo uso da tribuna.
OS ‘’CHORAMINGOS’’ DO PREFEITO


Ouvi a entrevista do Prefeito Júlio Ruivo hoje pela manhã na rádio Santiago. Mais uma vez o gestor público vai aos microfones da rádio, paga com dinheiro público, para choramingar e se queixar diante da população santiaguense. Responsabiliza a sociedade pela incompetência administrativa e descaso com as necessidades do povo de nossa cidade. 


O Prefeito atribui à comunidade a culpa de até agora a prefeitura enfrentar sérios problemas com o lixo produzido no município.


A Lei Federal, criada em 2010, previa que as Prefeituras teriam que elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, fundamental na obtenção de verbas federais. Trata-se de um projeto de futuro que além da questão ambiental também prioriza o bem estar e a saúde da população.


O que o Prefeito faz é atirar para a população a responsabilidade que é dele. Ou o prefeito esquece que foi 8 anos vereador nesta Casa,  foi 4 anos vice-prefeito e  há 6 anos, como  Prefeito, é o gestor do município? Ou, ainda, que desde 1997 é o seu partido que governa esta cidade?


Se alguém tem responsabilidade este alguém é justamente o Senhor. Chega de transferir responsabilidade. Se não há conscientização, educação ambiental, elaboração de projetos é justamente a sociedade é que sai perdendo. Assuma seus erros e falhas, senhor prefeito. Pare de terceirizar responsabilidades.  A cidade já não aguenta mais seu choro e desculpas! Basta a esta administração do faz de conta e da auto isenção de responsabilidades.  
Iara Castiel 

#MandatoCidadão 


Postado por:
Adm.Luana Bravo Diniz 
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica 
Comunicação & Marketing  


DESCASO DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL COM A COMUNIDADE



A Vereadora Iara Castiel do PT de Santiago está participando das reuniões do Planejamento Estratégico nos Bairros – 2014, realizadas pela prefeitura. 

As reivindicações da comunidade são inúmeras. 


No dia 31 de Julho, foi realizada a reunião na Associação de Moradores do Bairro Santiago Pompeo, com a participação dos bairros: Nei Pereira, Irmã Dulce, João Goulart, Jardim dos Eucaliptos, DAER e Santiago Pompeo. 


Há aproximadamente um ano atrás, a Vereadora Iara, em reunião com os moradores do bairro Jardim dos Eucaliptos, levou demandas da comunidade para a administração pública para que resolvessem e retornassem com as soluções referentes às reivindicações da população. 


Na ocasião, alguns dos problemas, eram referentes às bocas de lobo que exalavam mau cheiro e, principalmente, a falta de canalização com esgoto a céu aberto no bairro. 


AS MESMAS reivindicações foram feitas pelos moradores do bairro na reunião do dia 31 de Julho. 


Praticamente um ano se passou e a administração não se preocupou em resolver os problemas da comunidade do bairro que continua sofrendo com o descaso no atendimento as suas demandas. 


#MandatoCidadão 



Postado por: 
Adm. Luana Bravo Diniz 
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica 
Comunicação & Marketing